Vídeos & Imagens

Missão Mars InSight da NASA é lançada para jornada de seis meses



PUBLICADO EM 10/05/2018


A espaçonave InSight da NASA está se dirigindo a Marte para ouvir marsquakes - equipada com um sismômetro, a sonda medirá a intensidade de "chacoalhões" que acontecem nas rochas marcianas, algo similar aos terremotos da Terra (por isso o nome "Marsquake", juntando o nome do planeta Mars, em inglês, com a palavra "earthquake", que significa "terremoto") - e investigar o coração geológico do planeta.

Impulsionada por um lançamento de foguete na Califórnia, a espaçonave InSight da NASA está agora em uma viagem de cerca de seis meses até Marte para estudar o interior profundo do planeta vermelho.

"A ciência que queremos fazer com esta missão, a razão pela qual estamos indo para Marte, é realmente a ciência de entender o sistema solar primitivo", disse Bruce Banerdt, o investigador principal em uma coletiva de pré-lançamento na quinta-feira. "Como os planetas se formam, como os planetas rochosos se formam."

Poderia também fornecer insights para planetas em torno de estrelas distantes e quão provável que eles possuam climas e condições que seriam habitáveis para a vida.

Depois de uma jornada de 300 milhões de milhas, InSight - o nome é um encurtamento da Exploração de Interiores Usando Investigações Sísmicas, Geodésia e Transporte de Calor - irá para a superfície de Marte em 26 de novembro. Se tudo correr bem, um escudo térmico, pára-quedas e um motor de foguete retardará o InSight a um pouso seguro em uma planície ao norte do equador marciano, conhecido como Elysium Planitia.


Rádio Caetano


Clique aqui para editar.

Clique aqui para editar.

Clique aqui para editar.

Clique aqui para editar.

Clique aqui para editar.